Creche Municipal Santa Luzia, Realiza Comemorações Alusivas ao Dia Mundial da alimentação

O Dia mundial da alimentação, comemorado anualmente no dia 16 de outubro, foi criado com a finalidade de trazer a população reflexões sobre Segurança Alimentar e Nutricional. Em alusão a este dia a creche Municipal realizou nesta segunda feira ações voltadas a 5 etapa da Jornada, sobre a importância da agricultura familiar para alimentação escolar, montando uma tenda demonstrativa para apresentar aos alunos os produtos advindos da agricultura familiar que fazem parte do cardápio, já que este ano de 2017 o tema escolhido para comemorar este dia foi “mudar o futuro da migração: investir em segurança alimentar e desenvolvimento rural”.

WhatsApp Image 2017-10-17 at 19.00.51 (1)A Secretaria de Educação com total apoio da Prefeitura Municipal de Serra Grande no ano de 2017 tem tido uma preocupação especial com educação alimentar de seus alunos, e vem desenvolvendo de maneira exitosa projetos direcionados a este tema. A creche municipal Santa Luzia, desde de o mês de maio deste ano, quando foi inscrita em uma Jornada de Educação Alimentar e Nutricional lançada pelo FNDE(Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação) para as escolas de ensino infantil, desenvolve ações, por etapas e em cada etapa são abordados diferentes tema como: alimentação saudável no combate a obesidade infantil, alimentos regionais brasileiros, prevenção ao desperdícios e perdas de alimentos, horta escolar pedagógica, importância da agricultura familiar nas escolas e atividades lúdicas relacionadas ao ato de comer. Esta jornada tem a participação de toda comunidade escolar: diretora escolar, coordenadora da jornada, nutricionista, professores, monitores, merendeiras, supervisora escolar, equipe de apoio (porteiros, guardas, pessoal da limpeza), alunos e pais de alunos, além do incentivo da gestão municipal.   A cada etapa realizada é possível perceber o interesse das crianças em mostrar o que aprendeu sobre alimentação saudável e é percebido através do contato com os pais de alunos, que as crianças mesmo sendo alunos do ensino infantil levam as informações absorvidas na escola para o ambiente familiar.