NOTÍCIAS

05-MAR-2021

16 DE MARÇO, DIA DO OUVIDOR

OUVIDOR, O AGENTE DE MUDANÇA NA DEFESA DOS DIREITOS DO CLIENTE/CIDADÃO, USUÁRIOS DOS SERVIÇOS PÚBLICOS E PRIVADOS.

05 DE MAR?O DE 2021

DIA DO OUVIDOR

Fruto da evolução no atendimento ao consumidor surgiram instrumentos legais para a defesa do cidadão nas diversas instâncias. Organizações se formaram com o intuito de representar, na esfera pública e privada, as demandas oriundas do cidadão inconformado. Neste contexto, no dia 16 de março de 1995, foi fundada a Associação Brasileira de Ouvidores/Ombudsman (ABO Nacional), com o objetivo de estimular e promover o congraçamento e o relacionamento entre todos aqueles que exerçam a função de Ouvidor/Ombudsman no Brasil, como também os que atuam em atividades de defesa da cidadania, do consumidor e do meio ambiente. Dezessete anos depois, o dia 16 de março foi oficializado como o Dia Nacional do Ouvidor, por meio da Lei Federal nº 12.632/2012. Já no ano 2003, com a fundação da Seccional Santa Catarina da Associação Brasileira de Ouvidores/Ombudsman (ABO-SC), o Estado passou a ter voz ativa, reunindo lideranças focadas na representatividade, na prestação de serviços e buscando iniciativas como a capacitação de Ouvidores, e, mais tarde, incluindo a sua certificação. Para alcançar esses objetivos encontrou uma parceria, a OMD Soluções para Ouvidorias, que não só organiza os cursos de capacitação e certificação, como também fornece ferramentas para que as Ouvidorias se transformem em verdadeiras ferramentas de gestão, como foco na melhoria de processos, produtos e serviços. Esta parceria é responsável pela formação de milhares de ouvidores em todo o Brasil.

A propósito desta data tão especial, destacamos um dos conteúdos do Curso de Capacitação e Certificação em Ouvidoria, promovido pela ABO-SC e OMD, que trata dos atributos que devem estar presentes no exercício diário de um Ouvidor. O professor Silvio Luzardo tem destacado alguns atributos como essenciais, na opinião dos próprios Ouvidores:

1. Tolerância

2. Sintonia

3. Saber Ouvir

4. Boa Vizinhança

5. Legitimidade

Assim, concluímos que o Ouvidor se apresenta diante de grandes desafios para estabelecer um ponto de acordo entre as instituições e seus usuários. O papel do Ouvidor requer atenta e contínua qualidade no atendimento e atenção direta aos anseios de cidadãos e consumidores, cada vez mais exigentes e bem informados.

O caminho é longo, mas repleto de desafios enriquecedores ! …

Fonte ( http://www.abo-sc.org.br/16-de-marco-dia-do-ouvidor-2/ )

 

Deixe seu comentário

NOTÍCIAS MAIS RECENTES
#Infraestrutura Há 47 dia(s)

Ao lado do Governador, Prefeito Vicente Neto participa da assinatura da ordem de serviço para construção de rodovia

Ao lado do Governador, Prefeito Vicente Neto participa da assinatura da ordem de serviço do asfaltamento da rodovia PB-382 e agradece pelo atendimento dos pleitos de Serra Grande

#Turismo Há 76 dia(s)

Cerâmicas coletadas em Serra Grande são analisadas pelo Laboratório de Arqueologia e Paleontologia da UEPB

Cerâmicas coletadas no Sítio Arqueológico Tupi Moconha, localizado a 450km da capital João Pessoa, na cidade de Serra Grande, estado da Paraíba

#serragrande Há 178 dia(s)

Janeiro Branco - 5 dicas para cuidar da sua saúde mental.

A campanha Janeiro Branco tem como objetivo chamar a atenção para as questões e necessidades relacionadas à saúde mental e emocional das pessoas.

#Saúde Há 1 ano(s)

Idosos começam a receber a segunda dose da CoronaVac em Serra Grande

Rita Maria Conceição, de 82 anos, dona do lar, é uma das idosas a receber a segunda dose [...]

#Saúde Há 1 ano(s)

Centro de Covid passa a funcionar no mesmo prédio da Unidade Mista de Saúde

A secretaria municipal de saúde de Serra Grande informa que o Centro de Covid agora func [...]

#Saúde Há 1 ano(s)

Prefeitura disponibiliza telefone para dúvidas e esclarecimentos sobre a COVID-19

A prefeitura municipal de Serra Grande, através da secretaria de saúde, tentando diminui [...]

#Saúde Há 1 ano(s)

Prefeitura entrega EPIs aos profissionais que atuam na linha de frente no combate à Covid-19

Para reforçar a proteção dos profissionais de saúde que atuam na linha de frente no comb [...]

#Saúde Há 1 ano(s)

Prefeitura decreta toque de recolher pelos próximos 15 dias

A partir desta segunda-feira 01 até o dia 15 de março, está instituído o toque de recolh [...]

Qual o seu nível de satisfação com essa informação?


Muito insatisfeito

Um pouco insatisfeito

Neutro

Um pouco satisfeito

Muito satisfeito