NOTÍCIAS

05-MAR-2021

16 DE MARÇO, DIA DO OUVIDOR

OUVIDOR, O AGENTE DE MUDANÇA NA DEFESA DOS DIREITOS DO CLIENTE/CIDADÃO, USUÁRIOS DOS SERVIÇOS PÚBLICOS E PRIVADOS.

05 DE MARÇO DE 2021

DIA DO OUVIDOR

Fruto da evolução no atendimento ao consumidor surgiram instrumentos legais para a defesa do cidadão nas diversas instâncias. Organizações se formaram com o intuito de representar, na esfera pública e privada, as demandas oriundas do cidadão inconformado. Neste contexto, no dia 16 de março de 1995, foi fundada a Associação Brasileira de Ouvidores/Ombudsman (ABO Nacional), com o objetivo de estimular e promover o congraçamento e o relacionamento entre todos aqueles que exerçam a função de Ouvidor/Ombudsman no Brasil, como também os que atuam em atividades de defesa da cidadania, do consumidor e do meio ambiente. Dezessete anos depois, o dia 16 de março foi oficializado como o Dia Nacional do Ouvidor, por meio da Lei Federal nº 12.632/2012. Já no ano 2003, com a fundação da Seccional Santa Catarina da Associação Brasileira de Ouvidores/Ombudsman (ABO-SC), o Estado passou a ter voz ativa, reunindo lideranças focadas na representatividade, na prestação de serviços e buscando iniciativas como a capacitação de Ouvidores, e, mais tarde, incluindo a sua certificação. Para alcançar esses objetivos encontrou uma parceria, a OMD Soluções para Ouvidorias, que não só organiza os cursos de capacitação e certificação, como também fornece ferramentas para que as Ouvidorias se transformem em verdadeiras ferramentas de gestão, como foco na melhoria de processos, produtos e serviços. Esta parceria é responsável pela formação de milhares de ouvidores em todo o Brasil.

A propósito desta data tão especial, destacamos um dos conteúdos do Curso de Capacitação e Certificação em Ouvidoria, promovido pela ABO-SC e OMD, que trata dos atributos que devem estar presentes no exercício diário de um Ouvidor. O professor Silvio Luzardo tem destacado alguns atributos como essenciais, na opinião dos próprios Ouvidores:

1. Tolerância

2. Sintonia

3. Saber Ouvir

4. Boa Vizinhança

5. Legitimidade

Assim, concluímos que o Ouvidor se apresenta diante de grandes desafios para estabelecer um ponto de acordo entre as instituições e seus usuários. O papel do Ouvidor requer atenta e contínua qualidade no atendimento e atenção direta aos anseios de cidadãos e consumidores, cada vez mais exigentes e bem informados.

O caminho é longo, mas repleto de desafios enriquecedores ! …

Fonte ( http://www.abo-sc.org.br/16-de-marco-dia-do-ouvidor-2/ )

 

Deixe seu comentário

NOTÍCIAS MAIS RECENTES
#Cultura Há 3 dia(s)

Lampião e Maria Bonita de Serra Grande se apresentará na 20ª Edição do Rural Tur no RN

Na 20ª edição do Rural Tur, um evento prestigiado de turismo rural realizado no Rio Gran [...]

#Reconhecimento Há 7 dia(s)

15 de novembro - Proclamação da República!

Neste 15 de novembro, celebramos os 135 anos de um dos momentos mais significativos de n [...]

#Saúde Há 21 dia(s)

Novembro Azul: A lutra contra o câncer começa com um simples toque!

A luta contra o câncer começa com um simples toque! Nesse Novembro Azul, a Prefeitura de [...]

#FolhaDePagamento Há 25 dia(s)

Pagamento está na conta!

Neste Dia do Servidor Público, a Prefeitura de Serra Grande homenageia e agradece a cada [...]

#Reconhecimento Há 28 dia(s)

25 de outubro - Dia Nacional do Dentista!

Hoje celebramos aqueles que dedicam seu trabalho e conhecimento para garantir o sorriso [...]

#Festa Há 34 dia(s)

Serra Grande comemora 63 Anos de Emancipação Política com atrações imperdíveis

Serra Grande se prepara para celebrar seus 63 anos de emancipação política nos dias 12 e [...]

#Esporte Há 34 dia(s)

Serra Grande lança Campeonato de Futebol 2024 com grande expectativa

No próximo dia 26 de outubro, às 16h, o Estádio Cícero Meira será palco da abertura do C [...]

#Transporte Há 35 dia(s)

Prefeitura de Serra Grande garante transporte gratuito para o ENEM 2024

Nos dias 03 e 10 de novembro de 2024, os estudantes de Serra Grande enfrentarão uma das [...]

Qual o seu nível de satisfação com essa informação?


Muito insatisfeito

Insatisfeito

Neutro

Satisfeito

Muito satisfeito